sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia Nacional da Adoção

Dia 25 de maio é o dia Nacional da Adoção.

Os procedimentos para uma pessoa ou casal adotar uma criança são simples, apesar da burocracia exigida.


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) dispõe de uma Cartilha que dá as orientações necessárias para quem pretende adotar.

Introdução

"Dos muitos dramas vividos pelas crianças e adolescentes brasileiros, um deles passa ao largo do olhar da mídia e da sociedade. Trata-se da realidade dos milhares de abrigos espalhados pelo país, onde hoje se concentram cerca de 80 mil meninos e meninas à espera de uma família. Dar voz a esses pequenos cidadãos é o principal objetivo da campanha Mude um Destino, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Uma das ferramentas deste projeto é esta cartilha, que tenta derrubar mitos e esclarecer cada um dos passos para a adoção.

Diversos são os desafios. O maior deles é reduzir a distância entre os que desejam um filho e as muitas crianças e adolescentes que buscam uma família. Muitas vezes, o grande obstáculo é a falta de informação. Por isso a AMB reúne nesta publicação dados importantes sobre o que é a adoção, quem pode ser adotado, quem pode adotar e os procedimentos até que o processo se concretize.

A campanha, no entanto, é mais ampla. Mais que promover a adoção, a AMB quer lançar luz sobre os abrigos brasileiros. Até porque apenas uma pequena parte dos abrigados pode ser adotada. O que a Associação deseja é promover a reinserção familiar desses meninos e meninas, quer em uma família substituta ou em sua família original. Para tanto, conta com o engajamento de toda a sociedade na discussão do problema e na busca por soluções."




Outro material disponibilizado pela AMB é o documentário "Se essa casa fosse minha..." que mostra a importância da adoção consciente. No vídeo, são contadas histórias reais de crianças em busca de famílias adotivas e adultos com vontade de adotar. Além de mostrar a realidade desses personagens, o filme destaca a visão de profissionais e especialistas que convivem com questões ligadas à adoção: psicólogos, promotores, defensores e advogados alertam para a importância de que todo o processo seja feito legalmente.

Até breve,

Eduardo Miranda

Nenhum comentário: